Acesse o site 

Introdução

Este relatório tem como finalidade expôr os resultados obtidos na execução do projeto denominado como "Gerenciamento da Qualidade na Produção de Camarão", GeCAM. Além dos dados técnicos, são abordados alguns aspectos mercadológicos provindos de pesquisas de mercado, os quais são utilizados para justificar a escolha de funcionalidades, componentes, interfaces de comunicação homem/máquina, e outras escolhas impactantes nos custos unitário e de engenharia do projeto.

Este documento é dividido em 12 seções, das quais 7 são do corpo textual e 5 são elementos pós-textuais, apêndices. A estrutura textual é definida da seguinte forma: na primeira seção tem-se esta breve introdução ao documento, em seguida, é apresentado um planejamento do produto com dados mercadológicos com uma breve análise de clientes, fornecedores e concorrentes; na seção 3 é apresentada a especificação do sistema detalhando os requisitos de usuário e projeto, casa de qualidade, as funcionalidades do sistema; na seção 4 é detalhada a modelagem do sistema, expondos os principais componentes eletrônicos utilizados, o interfaceamento entre eles; Na próxima seção, 5, detalhes da implementação do software e do sistema operacional embarcados em uma placa de desenvolvimento para microprocessador está detalhada; os resultados de testes estão mostrados na seção 6; E, na seção 7, têm-se as conclusão com o projeto, propostas para projetos futuros e decisões de venda.

Ao longo do desenvolvimento do projeto foram escritos tutoriais para auxiliar na implementação de alguns blocos eletrônicos. Tais tutoriais tem como finalidade servir como referências para projetos futuros ou treinamento de equipe de desenvolvimento. Os apêndices escritos são: Apêndice A - Controle de Versão com Git, Apêndice B - BuildRoot, Apêndice C - Carregando image no FriendlyARM, Apêndice D - Desenvolvendo Aplicativos Qt para ARM e Apêndice E - Configurando um rede Xbee.

Escolha do Público-Alvo

O Rio Grande do Norte é o maior produtor de camarão do Brasil. Segundo [1], o RN, em 2003, possuia 276 produtores de pequeno porte com uma produção de 7.498 toneladas, 67 produtores de médio porte com produção de 8.871 toneladas e 19 produtores de grande porte os quais produziram 21.104 toneladas. A soma destes valores são de 37.473 toneladas, o segundo lugar, Ceará teve uma produção de 25.915 toneladas. Estes dados mostram a pontecialidade do presente estado na produção deste crustáceo.

No entanto, entre o periodo de 2004 e 2009, este setor produtivo entrou em crise devido a queda do dolar, acompanhado com ataques de vírus e fenômenos metereológicos desfavoráveis. Na reportagem entitulada como "Carcinicultura no RN entra em crise" da emissora Intertv, foi possível ter a constatação destes problemas na produção deste crustaceo por parte dos produtores. A solução fornecida pelos grandes produtores de camarão, conforme a reportagem, é produzir camarão em alta densidade com um ambiente altamente controlado. Com isso, a PotyChip Tecnologia LTDA aposta no desenvolvimento de um sistema de monitoramento e controle automático da produção de camarão.

Objetivos Gerais

O sistema tem como objetivos gerais, os itens apresentados abaixo:

  1. Implementar um ambiente altamente controlado para produção de camarão em alta densidade demográfica.
  2. Reduzir custos de produção.
  3. Auxiliar no controle de despesas das empresas.
  4. Emitir diagnósticos mensal das variáveis de ambiente relevantes a produção.
  5. Promover controle otimizados das variáveis químicas e organicas.

Aplicação do Sistema

O sistema proposto são divididos em 3 partes principais: Boia, Módulo Central e Módulo de Atuação. Na figura a seguir tem-se um cenário da aplicação do sistema.

Pode-se perceber os principais componentes do sistema. Primeiramente, tem-se as boias, no qual estão localizados os módulos de comunicação e sensores. Elas ficarão dispostas submersas dos tanques e envirão suas informações ao módulo central.

O modulo central está localizado perto do escritório, onde fica os tecnicos. Tal módulo receber as informações das boias, e as mostra em um display LCD. Além disso, ela poderá acionar bombas de aquecimento ou para troca de águas, enviando o sinal de ativação para o módulo de atuação. Este módulo ficará localizados proximos aos tanques na parte inferior, conforme a figura.

 

 

Referências:

[1] O Agronegócio do camarão cultivado em 2003, ABCC, autor: Rocha, I. P.;Rodrigues, J.

Quem somos

A Potychip surgiu em 2007 através da iniciativa conjunta de quatro estudantes de Pós-Graduação da UFRN com a missão de incentivar a modernização das empresas e melhorar a qualidade de vida das pessoas através do uso de novas tecnologias.

No decorrer de quase 10 anos de trabalho, a Potychip foi contemplada com prêmio de inovação pela FIERN, foi incubada no INOVA Metrópole (incubadora da UFRN) e recebeu fomento de órgãos como CNPq, FAPERN, FINEP e PaqTcPB para o desenvolvimento de seus projetos.

Hoje, a Potychip possui 3 engenheiros eletricistas em sua equipe atuando no desenvolvimento de projetos eletrônicos, montagem e testes de placas eletrônicas, desenvolvimento de softwares embarcados e elaboração de patentes.

Contato

(84) 3082-2483

contato@potychip.com.br

www.potychip.com.br

(84) 99981-8831

twitter.com/potychip

instagram.com/potychip